Riseley prioriza áreas para que rotarianos façam a diferença

Por Ryan Hyland

O presidente eleito do Rotary International, Ian Riseley, defende que a preservação do meio ambiente e o combate a ações que provocam mudanças climáticas são vitais à sustentabilidade dos nossos projetos.

Riseley, que é contador e associado do Rotary Club de Sandringham, na Austrália, revelou seu lema para 2017-18, O Rotary Faz a Diferença, aos participantes da Assembleia Internacional em San Diego, EUA.

“A degradação ambiental e mudanças climáticas são ameaças reais para todos nós,” afirmou Riseley. “As populações mais vulneráveis sentem de forma brutal o impacto causado por estes fenômenos, pessoas com as quais temos a maior responsabilidade. Apesar de graves, as questões que envolvem o meio ambiente raramente constam da agenda de serviços do Rotary.”

O Painel de Alto Nível Sobre Ameaças, Desafios e Mudanças da ONU classificou a degradação ambiental como uma grande ameaça ao nosso futuro.

“Já passou o tempo em que a sustentabilidade do meio ambiente era assunto que o Rotary podia deixar de lado. Este assunto é da nossa responsabilidade e deve ser também da responsabilidade de todos,” disse Riseley de forma veemente.

O presidente eleito desafiou os Rotary Clubs a fazerem a diferença plantando uma árvore para cada um dos seus associados entre o início do ano rotário, em 1 de julho, até o Dia Internacional da Terra, em 22 de abril de 2018. Como é sabido, as árvores retiram do ar o dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa, desacelerando o aquecimento global.

“Espero que o resultado do nosso trabalho vá muito além do impacto ambiental positivo que causaremos plantando 1,2 milhão de árvores,” disse Riseley. “Quero crer que a partir de agora todos no Rotary se conscientizem da nossa responsabilidade não apenas com a população mundial, como também com o nosso planeta.”

Garantindo o futuro do Rotary

Em seu discurso para a turma de governadores de 2017-18, Riseley exortou os clubes a alcançarem equilíbrio no número de homens e mulheres em seu quadro associativo e também a diminuírem a média de idade dos associados.

Mundialmente, 22% do nosso quadro associativo é composto por mulheres, ante 13% a 10 anos atrás. Segundo Riseley, se o nosso progresso nesse sentido continuar no ritmo atual, terão que passar quase três décadas para o Rotary atingir equilíbrio de gênero entre seus associados.

“Três décadas é muito para esperarmos ter um quadro associativo justo, que reflita o mundo em que vivemos. Precisamos fazer do equilíbrio de gênero em nossos clubes uma das nossas principais prioridades,” enfatizou Riseley.

Dos 539 governadores que assumirão mandato em 1 de julho, 103 são mulheres. “São mulheres como vocês que precisamos nos nossos clubes, líderes em seus campos de atuação capazes de conectar o Rotary com as novas tendências, representando-o com maestria e atuando positivamente em todos os lugares onde estamos presentes.”

Podemos alcançar muito mais juntos do que jamais conseguiríamos alcançar sozinhos.

Riseley defende que os clubes devem se esforçar para encontrarem meios de atrair e engajar jovens. “Atualmente, só 5% dos nossos associados estão abaixo dos 40 anos de idade, enquanto que a maioria está acima dos 60”, falou Riseley em plenária da Assembleia.

“Pensem o que será do Rotary daqui a 10 ou 20 anos. Temos que levar muito a sério e com alto grau de urgência a necessidade de trazer mais jovens aos nossos clubes,” disse Riseley, preocupado.

“Os clubes farão a diferença este ano individualmente, mas só com a união deles em escala global é que conseguiremos fazer o Rotary avançar em sua jornada rumo ao futuro.

“Podemos alcançar muito mais juntos do que jamais conseguiríamos alcançar sozinhos,” ressaltou Riseley. “Peço a vocês que mantenham um espírito de cooperação e trabalho em equipe, e que repassem aos seus distritos o que aprenderam aqui.”

Discursos

Lema de 2017-18 (Ian H.S. Riseley, presidente eleito do RI) (PDF)

Seus parceiros para mudanças e estratégias (John Hewko, secretário-geral do RI) (PDF)

Planejamento estratégico e capacitação (Stephanie Urchick, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do RI) (PDF)