O Rotary

O QUE É O ROTARY?

Ajudamos e resolver problemas no mundo, com ação local e impacto global

O Rotary é oficialmente “uma organização mundial de homens de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviço humanitário, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a boa vontade e a paz no mundo”.

Na prática, o Rotary é uma associação que integra grupos locais que se denominam clubes que se reúnem e funcionam dentro de padrões da “organização mãe”, chamada Rotary International (RI), com sede em Evanston, Ilinois, EUA.

Então um Rotary Club (RC) é composto de empresários e profissionais de determinada comunidade, que tenham aceito o Ideal de Servir, sendo útil a comunidade local e global através dos programas criados, incentivados ou mantidos pelo Rotary International.

O Rotary Club Local, como é o caso do Rotary Club de Barueri, é digigido por um presidente eleito anualmente e seu conselho diretor e anualmente se envolvem direta e indiretamente em ações que visam tornar o mundo melhor ou amenizar dores e problemas diversos sejam em âmbito local ou global.

como base para obter uma realização completa de suas vidas na esfera pessoal, profissional e comunitária. O RC é dirigido por um Conselho Diretor, coordenado pelo Presidente do Clube, eleito anualmente.

Esses são os dois lemas que norteiam o que acreditamos e como agem os rotarianos e transformam nossas ações em melhoria nos campos da educação, da saúde, do saneamento básico e da defesa do meio ambiente. Associado a constante busca do entendimento entre homens, entre as nações e, finalmente, da paz mundial.

Ter uma ocupação profissional digna, portanto, é condição de elegibilidade para ingressar em Rotary. Homens e mulheres que tenham uma atividade empresarial ou profissional, tem o direito a uma classificação em um clube local se aceitar os estatutos e regimentos internos do Rotary.

O Rotary é essencialmente um clube de profissionais. Foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, na cidade de Chicago, EUA, pelo advogado Paul P. Harris e mais três amigos, a saber, Silvester Schiele (negociante de carvão), Gustavus E. Loehr (engenheiro de minas) e Hiram Shorev (dono de uma alfaiataria). Atualmente, existem mais de 30.150 clubes e mais de 1.3 milhões rotarianos localizados em 163 países.

“Dar de Si Antes de Pensar em Si”

“Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve”

Paul Percy Harris

Fundador do primeiro Rotary Club e primeiro presidente do Rotary International