Reuniões: Para participar solicite convite

11 91477-9934 (whatsapp)

contato@rotarybarueri.org.br

Clube de Bagé comemora 55 anos com restauração de capela construída na Vila Vicentina no início da década de 1950

A visita, em maio de 2022, foi para inaugurar dois quartos e um banheiro reformados pelo Rotary Club de Bagé-Sul, RS (distrito 4780), na Vila Vicentina, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. “Nós estamos sempre apoiando essa instituição”, diz Ana Claudia Albert Rodrigues Peres. Outros clubes de Rotary locais também costumam ajudar o asilo. 

Ali vivem 50 senhoras. Auxiliadas por 38 funcionários e alguns voluntários, elas, e as moradoras das casinhas que fazem parte da vila, recebem todo o atendimento de enfermagem e alimentação, além de outros cuidados necessários. O Bagé-Sul já contribuiu doando fraldas e, em março deste ano, com a parceria da própria Vila Vicentina, realizou um bazar solidário que arrecadou R$ 4.000 repartidos entre o asilo e o clube. 

Mas naquela visita no ano passado, Ana Claudia, que estava prestes a presidir o Bagé-Sul em 2022-23 — ano do 55º aniversário de fundação do clube —, percebeu mais uma forma de atender a instituição: com o restauro da Capela São Vicente, localizada no interior da vila. Erguida em 1953, a capela foi projetada em estilo eclético pelo arquiteto espanhol Henrique Tobal no final da década de 1940. Tobal, que nasceu em Málaga em 1886, se formou em arquitetura e escultura na Escola de Belas Artes de Madrid antes de imigrar para a América. 

Ele chegou a Porto Alegre em 1912, mas foi em Bagé, uma das principais cidades do extremo sul do Rio Grande do Sul, que fixou residência por mais de 30 anos e se tornou conhecido e respeitado como arquiteto. Falecido em 1952, Tobal deixou sua marca no patrimônio arquitetônico bageense com construções como o Palacete de Domingos Gomes, a Casa de Cultura Pedro Wayne e o Teatro da Sociedade Espanhola. 

Além do escritório de arquitetura, manteve na cidade uma escola artística de desenho e escultura. Como escultor, produziu peças em gesso, cimento e madeira. De modo a restaurar a capela que Tobal desenhou para a Vila Vicentina — esta projetada pelo bageense Ruy Brossard de Souza Pinto —, o Rotary Club de Bagé-Sul empregou recursos próprios no valor de R$ 11 mil. 

Os serviços incluíram a recuperação de paredes internas e externas, com limpeza das pedras e consertos nos vitrais, substituição de luminárias e polimento dos bancos e da porta principal. “Levamos mais ou menos três meses. A mão de obra foi da instituição, eles têm funcionários que fizeram o serviço”, conta Ana Claudia. A obra foi entregue em 10 de novembro de 2022 com a doação de mais de 600 fraldas geriátricas e a celebração de uma missa pelo bispo dom Cleonir Dalbosco em ação de graças pelos 55 anos do Bagé-Sul, completados três dias depois. 

E no mês seguinte, diante da capela reformada, o Grupo Serenata de Natal e a Orquestra Sinfônica e Coral da Igreja Batista apresentaram um auto de Natal promovido pelos oito Rotary Clubs de Bagé e também pelos Rotary Clubs de Aceguá e Candiota-Capital do Carvão, pertencentes à área que teve Luciana Duarte como governadora assistente 2022-23. “Foi muito legal”, comemora Ana Claudia.