Mais um país passa a integrar a rede de entidades que une literatura e preservação da memória do rotary. Nasceu e já se encontra em plena atividade a Academia Colombiana rotária de Artes e Letras. Composta por 46 acadêmicos, a instituição tem em seus quadros 14 ex-governadores distritais, um governador distrital em exercício, um ex-diretor do rotary International e um curador da Fundação rotária.

Sob a presidência de Álvaro Pinedo Melano, governador 2020-21 do distrito 4281, e a vice-presidência de Eran Marmolejo, governador atual do distrito, a nova academia congrega rotarianos de Bogotá, Medellín, Cartagena, Montería, Cáli e outras cidades importantes do país. um dos grandes responsáveis pela criação da academia colombiana é Luciano Velez, ex-governador distrital e associado ao Rotary Club de Cáli.

Em outubro do próximo ano ocorrerá o Primeiro encontro Internacional de Academias rotárias, na Cidade do Panamá, sob a liderança da presidente da Academia Panamenha rotária de Artes e Letras, Ana Luisa Sepúlveda. O evento reunirá as Academias rotárias da América Latina e da europa, a Confederação Internacional do Livro e órgãos governamentais panamenhos.

Entre os conferencistas convidados estão Mário César Martins de Camargo, presidente indicado do Rotary International, Alan Morales, presidente da Confederação Internacional do Livro, e Ricardo Franco Teixeira, presidente da revista Rotary Brasil. um percurso de navios pelas eclusas do Canal do Panamá, um dos maiores projetos de engenharia já realizados, está programado para as atividades sociais do encontro.