Quando se fala em projetos, uma das prioridades do Rotary tem sido o estabelecimento de parcerias. “Se somos poderosos, ao aliar-nos a parceiros com valores convergentes, decuplicamos nosso impacto”, disse o presidente indicado do Rotary International, Mário César Martins de Camargo, em entrevista para a edição de outubro da Rotary Brasil.

“É chegada a hora de alavancarmos nossas potencialidades com parceiros do nosso nível de comprometimento e credibilidade”, acrescentou. Este mês resolvemos trazer dois projetos que ilustram o poder das parcerias, sejam com pessoas, empresas, sejam com o poder público.

Localizada no bairro de Canelinha, em Canela, cidade da Serra Gaúcha, a Escola Estadual de Ensino Básico Neusa Mari Pacheco é testemunha da história da região. Fundada em 1913, ela se tornou referência no ensino integral e atende cerca de 1.100 alunos. Entre os vários projetos extracurriculares que a escola desenvolve, em sua maioria voltados à capacitação para o mercado de trabalho, encontra-se o de uma banda marcial que tem um fiel apoiador: o Rotary Club de Canela (distrito 4670). O grupo musical, que atua também como um conservatório, já formou profissionalmente vários músicos em atividade na Serra Gaú- cha, mas tinha uma demanda: a aquisição de novos instrumentos.

Diante dessa necessidade, o clube elaborou um projeto para a aquisição de itens para a banda orçado em R$ 12.079. A iniciativa foi contemplada pela agência local do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), que fez um aporte de R$ 8.000 do seu Fundo Social. Essa parceria também foi reforçada pelo Círculo de Pais e Mestres da escola – este e o clube contribuíram com os R$ 4.079 restantes.

Graças a esse trabalho conjunto, em julho a banda recebeu um saxofone alto e um saxofone tenor. O outro exemplo vem de Maringá, no Paraná, onde ocorreu o 1º Bazar Rotary Club de Maringá-Leste e Helô Ribeiro Trajes. Considerado um sucesso em arrecadação, o clube nos conta que o bazar, dedicado a trajes de festas e realizado em 9 de setembro, permitiu a venda de mais de 600 peças e atraiu mais de 500 pessoas. A ideia dessa empreitada, segundo o rotariano Manoel Dantas Correia, começou a ganhar força ao ser divulgada nas redes sociais.

Já a possibilidade de parceria surgiu quando uma amiga de Manoel o procurou para contar que a mãe, Angela Cecilia Lukaszewski, proprietária da Helô Ribeiro Trajes, tinha visto as postagens nas redes sociais e havia se interessado em fornecer apoio.

“Conversamos com a Ângela, fizemos algumas reuniões e estruturamos a ação”, lembra Manoel. “Como o Rotary tem uma expressividade muito grande em Maringá, ela confiou na nossa parceria”, acrescenta.

“O contato com o Rotary se iniciou com o Manoel, que vinha apresentando várias ações e acreditou no meu negócio”, destaca Ângela, cuja loja está no mercado há 16 anos, em Curitiba. Em seu depoimento, ela faz questão de destacar o trabalho do presidente do clube, Lucas Moitinho: “Ele conseguiu um engajamento perfeito de toda a equipe”. E comemora: “Esperamos que essa sementinha possa produzir muitos frutos”.

Larissa Nakao, responsável pelos canais digitais do distrito 4630, avalia que as redes sociais têm se tornado uma ferramenta poderosa para colaborações significativas em projetos. “Pessoas com objetivos e valores semelhantes podem se identificar e se conectar conosco, muitas vezes resultando em parcerias inesperadas e frutíferas”, explica.

O bazar beneficente, que financiará projetos em prol da comunidade do clube, recebeu divulgação nas rádios Maringá FM, CBN, Jovem Pan, TV Unicesumar, RIC TV, Rede Massa e Bandeirantes, além de blogueiros e influencers.