É a tarde de uma quarta-feira de dezembro de 2023 na cidade mais populosa do Hemisfério Sul. Uma das maiores metrópoles do mundo, São Paulo reúne mais de 12 milhões de habitantes e, assim como Nova York, carrega a fama de estar sempre em movimento. Apenas pelo centro paulistano, dois
milhões de pessoas circulam todos os dias. Mas nessa tarde de quarta-feira, próximo ao prédio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, no centro histórico da megacidade apressada, um ônibus permanece parado por horas e horas e horas.

As pessoas dentro dele, no entanto, não estão impacientes com a imobilidade do veículo. Pelo contrário. Naquele espaço, transformado em escola, elas participam de oficinas e palestras sobre preparação para o mercado de trabalho, direitos sociais, combate à discriminação no local e nas relações de trabalho, empreendedorismo social e educação financeira.

E têm a oportunidade de preparar e enviar currículos. “É uma ação conjunta com a Coordenação Municipal de Políticas Públicas para LGBTQIA+, a Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual [da Secretaria de Justiça e Cidadania] e a Família Stronger [um coletivo LGBTQIA+ da periferia de São Paulo]”, conta Marisa Vidovix, superintendente do Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social, o Nurap, fundado em janeiro de 1987 pelos Rotary Clubs de São Paulo-Brooklin (atual Rotary Club de São Paulo-Brooklin Armando de Arruda Pereira) e São Paulo-Morumbi, ambos do distrito 4563.

Responsável pelo ônibus-escola, a instituição o utiliza em seu projeto mais recente, Nurap Sobre
Rodas, surgido em meados de 2022. Segundo Edson Cunha Borcato, presidente do Nurap em três gestões e atual primeiro tesoureiro, a ideia partiu de Marisa. “Ela fez contato com um proprietário de dois ônibus que capacitam pessoas para serem bombeiros civis, propôs uma parceria e hoje atendemos em seus bairros os jovens que não têm dinheiro para pagar condução e ir ao nosso encontro”, explica Edson, que é governador 2018-19 do distrito 4563 e associado ao Rotary Club de São PauloMorumbi desde 1986.

“As aulas são ministradas no local e, depois de capacitados, eles são colocados em empresas parceiras.” De acordo com Marisa, o Nurap Sobre Rodas