Polimark is a premium WordPress Theme for Linoor is a premium Template for Digital Agencies, Start Ups, Small Business and a wide range of other agencies.

Em janeiro, Blumenau foi o coração do Rotaract no Brasil

Somos Expressão: essa foi a ideia que deu nome e inspirou a Conferência Multidistrital de Rotaract Clubs, maior encontro anual no Rotaract no Brasil, que entre os dias 25 e 28 de janeiro reuniu cerca de 450 pessoas em Blumenau, Santa Catarina. Organizado pela Rotaract Brasil em parceria com o distrito 4652 e o Rotaract Club de Blumenau, o evento foi realizado no Parque Vila Germânica e nos prédios da Secretaria Municipal da Família. 

Tendo como principal eixo temático a governança ambiental, social e corporativa, a programação teve workshops, painéis e palestras voltados à busca por empresas e investidores parceiros e ao aperfeiçoamento das práticas administrativas do Rotaract. No palco, os destaques foram palestrantes como Solange Feliciano, advisory board member da Apequi, associação privada sem fins lucrativos que desenvolve projetos para a solução de problemas sociais e compartilhou sua experiência de mais de 15 anos na área de tecnologia e inovação, e Ricardo Rocha, que atua há mais de oito anos no mercado financeiro e atualmente ocupa a gerência de diversidade, equidade e inclusão para a América Latina da Procter & Gamble. 

Em suas falas, eles abordaram possibilidades de parceria e propostas inovadoras de intervenção positiva em problemas sociais, contextualizando a governança ambiental, social e corporativa à realidade do voluntariado. 

Concursos e homenagens 

No tradicional Concurso Nacional de Projetos, que teve mais de 60 iniciativas classificadas para a apresentação presencial, contemplando todos os 31 distritos brasileiros, o grande vencedor foi o Quero Trabalhar, e Agora?, criado pelo Rotaract Club de Carazinho, Rio Grande do Sul (distrito 4660). Com o objetivo de aperfeiçoar profissionalmente os jovens e prepará-los para o mercado de trabalho, o projeto firmou 30 parcerias e envolveu um total de 120 pessoas. 

Como ocorre todos os anos, outro ponto alto foi o Concurso Nacional de Oratória, realizado em três fases. Para cada uma delas, havia temas propostos a partir da obra de autores como Ailton Krenak e Gabriel García Márquez. Na classificatória, 30 oradores disputaram dez vagas para a semifinal. Na etapa final, cinco rotaractianos apresentaram seus discursos para o público. A campeã foi a advogada Luiza Rodrigues, do Rotaract Club de Araçatuba-Cruzeiro do Sul, São Paulo (distrito 4470). Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, Leonardo Ames, do distrito 4652, e Rafael Alves de Jesus, do distrito 4563. 

“Rotaract é desenvolvimento de lideranças. Participar desses concursos é, sobretudo, se desafiar e comover”, avalia Bruna Tinti Moreira, presidente da Rotaract Brasil. “Os projetos realizados e as histórias contadas puderam inspirar associa – dos e a própria comunidade, uma vez que a população de Blumenau esteve presente nas avaliações dos concursos e nas palestras.” Para reconhecer aqueles que há muito tempo se dedicam ao serviço comunitário, durante o encontro houve uma cerimônia de apresentação de associados com mais de cinco, oito, dez e 12 anos de serviços prestados ao Rotaract. Além de rotaractianos, a Conarc Somos Expressão reuniu rotarianos de diversas partes do Brasil e teve a participação de César Scherer, diretor 2025-27 do Rotary International, homenageado pela parceria firmada com a Rotaract Brasil nos últimos anos para a realização do Treinamento dos Representantes Distritais de Rotaract. Por seu apoio à juventude, no período passado o homenageado na Conarc foi o atual diretor, Henrique Vasconcelos. (Com informações e fotos disponibilizadas por Bruna Tinti Moreira)