Polimark is a premium WordPress Theme for Linoor is a premium Template for Digital Agencies, Start Ups, Small Business and a wide range of other agencies.

Elas estão escrevendo o próprio futuro graças a iniciativas dedicadas ao empreendedorismo

Em junho de 2015, a Rotary Brasil teve como destaque de capa o empreendedorismo feminino. A principal reportagem da edição trazia a história de um projeto de capacitação para mulheres em uma comunidade carioca, promovido pelo Rotary Club do Rio de Janeiro com subsídios da Fundação Rotária e parceria do Sebrae. 

Agora voltamos ao tema, desta vez dando destaque ao Projeto eMe, do distrito 4751, que criou uma escola de mulheres empreendedoras, e a algumas outras iniciativas relevantes de clubes brasileiros. Nos últimos dez anos, o protagonismo feminino no campo do empreendedorismo ganhou em volume e importância. 

Em 2014, segundo dados do Sebrae, havia no país 7,9 milhões de empresárias em atuação, 98,5% das quais donas de micro e pequenas empresas. Em 2022, eram 10.344.858 as mulheres donas de negócios no Brasil. E de acordo com a pesquisa Empreendedorismo Feminino 2022, realizada pelo mesmo Sebrae, elas corresponderiam a 34,4% do universo de donos de negócios, sendo o nosso país o sétimo no mundo em número de empreendedoras. 

O empreendedorismo feminino tem uma função indispensável à equidade de gênero. Ao criar e desenvolver o seu próprio negócio, mulheres empoderam-se, adquirem visibilidade, autonomia, e, em muitos casos, resgatam a autoestima. 

Em 2021, a causa do empoderamento feminino inspirou uma das ênfases do então presidente do Rotary International, Shekhar Mehta. Na Convenção do Rotary de junho daquele ano, a diretora do Rotary International e presidente da Força-Tarefa de Empoderamento de Meninas, Elizabeth Usovicz, explicou: “O impacto de qualquer projeto, mesmo o mais simples, é significativo quando a força do Rotary é direcionada ao empoderamento de meninas”. De fato, o que mostraremos a seguir são iniciativas em prol do empoderamento feminino que estão impactando positivamente e de forma duradoura as comunidades.