Mensagem do Chair da Fundação Rotária

“Faça todo o bem que puder, para todas as pessoas que puder, de todas as maneiras que puder, pelo tempo que puder.” Embora não saibamos sua origem exata, esse ditado resume amplamente o que o Rotary e a Fundação Rotária são: realizamos muitas coisas boas, beneficiando pessoas em todo o mundo de inúmeras maneiras e temos já um longo percurso nisso.

Quantas outras instituições do gênero fazem tanto bem, de tantas maneiras, para tantas pessoas como a Fundação Rotária?

Nós, voluntários, não somente financiamos a maioria dos nossos projetos, como frequentemente também contribuímos com uma quantidade significativa de horas para organizá-los e realizá-los. Os Rotary e Rotaract Clubs, os “escritórios locais” de nossa organização, são nossos leais parceiros em mais de 200 países e regiões geográficas onde atuamos. E quando não temos experiência numa determinada área, contamos com organizações cuja confiança conquistamos, como a Organização Mundial da Saúde, para fornecer os resultados esperados que realmente transformam vidas.

Ao contrário de algumas organizações do terceiro setor, não temos outros interesses além de trabalhar pelo sucesso do projeto humanitário. Resolvemos problemas de forma sustentável. Antes de iniciarmos qualquer projeto da Fundação, fazemos a avaliação das necessidades comunitárias e trabalhamos em estreita colaboração com os integrantes da comunidade a ser beneficiada. A Fundação também age rapidamente quando necessário, a exemplo da liberação de Subsídios para Assistência em Casos de Desastres à Turquia e à Síria após o terremoto que abalou a região em fevereiro. Contadores como eu e líderes empresariais e comunitários como você prestam muita atenção aos números, e nesse quesito a Fundação está um patamar acima.

Ao financiar projetos, aplicamos as tradições do Rotary de responsabilidade fiscal e ética para garantir o melhor uso dos recursos que os nossos associados nos confiam. Nós, do Rotary, somos excelentes administradores de nossos subsídios, com a maior parte dos fundos indo para o próprio apoio humanitário em si e muito pouco para os custos administrativos dos subsídios. É por isso que a Charity Navigator tem consistentemente conferido sua classificação máxima à Fundação Rotária ano após ano.

Como nossas operações mundiais envolvem sete áreas de enfoque, o que não faltam para os voluntários e doadores são amplas oportunidades de fazer a diferença onde a ajuda for mais necessária. Na verdade, o potencial para ajudar por meio da Fundação é ilimitado.

Então, se você estiver procurando uma grande instituição de caridade para apoiar ou uma maneira de fazer todo o bem que puder, você já encontrou o que procurava: a Fundação Rotária. Sem dúvida, ela é uma das maiores instituições do gênero no mundo, e pertence a você!