Tudo começou com uma ideia aparentemente simples. Ao entrar no século 20, Paul Percy Harris, com 32 anos de idade e um escritório de advocacia recém-estabelecido em Chicago, sentiu necessidade de formar uma organização inspirada no companheirismo e voltada a profissionais autônomos e empresários locais. o plano tornou-se realidade com a reunião inaugural do rotary Club de Chicago em 23 de fevereiro de 1905, da qual participaram Paul Harris e seus amigos Silvester Schele, Gustavus Loehr e Hiram Shorey. Logo o jovem advogado percebeu que a organização por ele criada tinha um propósito maior.

Com uma família de mais de 1,3 milhão de associados e presente em 219 países e regiões geográficas, o Rotary tem agora uma longa história de defesa da humanidade para contar. A maior delas é a redução de 99% no número global de casos de poliomielite. Quando a atuação dos rotarianos em prol dessa causa teve início, nos anos 1980, a doença assolava 125 países. Atualmente, o poliovírus selvagem é registrado apenas no Paquistão e no Afeganistão. Além disso, todos os dias, clubes de rotary pelo mundo afora se dedicam a iniciativas de alto impacto em prol da comunidade. Apenas no período 2022-23, a fundação rotária, braço

Humanitário do Rotary, concedeu US$ 98 milhões em subsídios para 1.890 projetos.