O dia  internacional  da  paz  é  celebrado  em  21  de  setembro.  A assembleia geral das nações Unidas dedica essa data ao fortalecimento dos ideais de paz por meio da observação de 24 horas de não violência e cessar-fogo.

Para nós, como pessoas em ação, não é suficiente apenas evitar fazer a guerra. Se quisermos criar esperança no mundo, devemos promover a paz de forma proativa. Por  onde  podemos  começar?  Há  inúmeros  conflitos  armados  em todo  o  mundo,  e  a  população  global  de  pessoas  deslocadas  é  maior do que nunca. As oportunidades são quase ilimitadas, mas os ciclos de violência e sofrimento parecem intermináveis.

Meu  conselho  é  começar  pequeno,  mas  pensar  grande.  Busco inspiração nos associados do Paquistão e da Índia. Em março de 2020, cerca de 50 rotarianos paquistaneses se encontraram  com  cerca  de  50  rotarianos  indianos  em  Kartarpur  sahib,  um santuário no Paquistão.

O lugar homenageia guru nanak, o fundador do sikhismo, religião praticada em ambos os países. as tensões entre Índia  e  paquistão  impediram  muitos  peregrinos  indianos  de  visitar  o santuário. Isto é, até o paquistão abrir um caminho isento de visto para eles em 2019.

No  início  deste  ano,  associados  do  rotary  de  ambos  os  lados  da fronteira voltaram a se encontrar no santuário, desta vez com o dobro de participantes. Qualquer  trabalho  pela  construção  da  paz  precisa  ser  corajoso  e ousado. O que esses rotarianos fizeram é exatamente isso. O governo paquistanês  deu  um  passo  importante  em  direção  à  paz  ao  admitir peregrinos indianos no santuário de Kartarpur sahib, e os associados do paquistão deram o passo seguinte ao receber os companheiros da Índia como amigos e familiares. isso é a paz positiva em ação.

Esses construtores da paz não pararam aí. No encontro deste ano, os  representantes  dos  clubes  assinaram  certificados  de  clube  irmão de  modo  a  chancelar  o  compromisso  de  longo  prazo  em  continuar aprendendo uns com os outros e trabalhando juntos em mais esforços de construção da paz. Além disso, eles têm realizado reuniões conjuntas por vídeo. A importância de se comunicar e aprender com outra cultura não pode ser subestimada, e o rotary está facilitando ainda mais o alcance e o estabelecimento de conexões.

Uma forma de se engajar em diálogos interculturais e construir relacionamentos para além das fronteiras é por meio de intercâmbios internacionais virtuais que se baseiam em nossos programas atuais e os tornam mais acessíveis.

Um intercâmbio virtual usa plataformas online para conectar pessoas de  diferentes  países  de  modo  que  possam  compartilhar  tradições, prioridades, valores e muito mais. esse tipo de intercâmbio pode servir de janela para outra parte do mundo por meio de atividades como uma aula digital de culinária, o aprendizado de um idioma ou até mesmo a elaboração de projetos de serviço com impacto global. Essas conversas online têm o potencial de inspirar novas conexões e mais respeito entre as sociedades. Utilizar esse conhecimento para melhorar a vida de nossos semelhantes é o próximo passo.

Vejamos aonde isso nos leva.

texto de:  Monika Lozinska