Um pouco do que o Rotary vem fazendo em outros países

Estados Unidos

Há mais de 100 anos, o grande desfile do festival apple blossom, no estado de Washington, é um destaque no calendário da cidade de Wenatchee. além da grandiosidade do evento, das manobras de motociclistas e dos carros alegóricos com pessoas influentes, há um atrativo incomum: adivinhar onde os cavalos farão suas necessidades ao longo do trajeto do desfile. Em maio, o Rotary Club de Wenatchee Sunrise fez um sorteio para que as pessoas indicassem onde achavam que os excrementos equinos cairiam primeiro ao longo da rota. Aqueles que escolheram corretamente a primeira “zona de queda” concorreram a us$ 10 mil; quatro prêmios de consolação no valor de us$ 500 foram oferecidos para as outras zonas. O conceito, adaptado de uma ideia do Rotary Club de Hailey, arrecadou US$ 14 mil para bolsas de estudo, doações para famílias em moradias provisórias e melhorias para uma feira agrícola. “o que torna o evento tão divertido é o conceito único e um pouco ousado do sorteio”, diz Kathleen McNalty, ex-presidente do clube. “vender os bilhetes do sorteio nos dá a oportunidade de conversar com nossa comunidade sobre o bom trabalho do Rotary de uma maneira leve.”

Guatemala

Os Rotary Clubs de Solvang, nos Estados unidos, e de escuintla, na Guatemala, se uniram para levar água potável à pequena cidade de nueva concepción. em fevereiro, nove rotarianos de solvang, a filha de um associado do clube e um integrante de outro clube do distrito 5240 visitaram a comunidade rural, a cerca de três horas de carro a sudoeste da cidade da Guatemala. eles se juntaram a uma equipe profissional para ajudar a perfurar um poço, financiado pelo clube, no valor de us$ 6.000. a fundação linda vista, criada por um rotariano, fará uma equiparação para abrir um segundo poço na área. “Você fica encharcada e super suja. não é um trabalho bonito”, diz Linda Johansen, ex-presidente do clube de solvang. “mas é impressionante ver a água limpa jorrando.” durante a visita, dentistas rotarianos prestaram atendimento gratuito a 50 crianças em uma clínica coordenada pelo clube de escuintla. os associados também ajudaram a ministrar aulas sobre higiene e nutrição e lideraram projetos de artesanato.