A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que afeta principalmente crianças pequenas, causando paralisia irreversível em alguns casos. Durante décadas, a principal estratégia para combater essa doença tem sido a vacinação em larga escala, com a famosa “gotinha” administrada por via oral. No entanto, uma grande mudança está prevista para o ano de 2024: a substituição da vacina oral pela vacina injetável. Essa transição marca mais um passo importante na luta contra a poliomielite, que tem contado com o apoio incansável do Rotary International.

Há mais de 35 anos, o Rotary International tem se dedicado incansavelmente à erradicação da poliomielite. Essa organização internacional de serviço tem se empenhado em arrecadar fundos, mobilizar voluntários e conscientizar a população sobre a importância da vacinação. Através da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, o Rotary tem desempenhado um papel crucial na redução do número de casos da doença em 99,9%, um feito notável que merece ser celebrado.

A substituição da vacina oral pela vacina injetável representa um avanço significativo no combate à poliomielite. A nova vacina, será administrada por meio de uma injeção intramuscular, fornecendo uma proteção eficaz contra a doença. A mudança para a vacina injetável se baseia em evidências científicas e na experiência acumulada ao longo dos anos no enfrentamento da poliomielite.

Essa mudança estratégica fortalece os esforços para erradicar a poliomielite em todo o mundo.

Embora a redução drástica no número de casos de poliomielite seja uma conquista significativa, o trabalho ainda não está completo. A erradicação total da poliomielite requer esforços contínuos e a colaboração de governos, organizações internacionais, profissionais de saúde e comunidades. O Rotary International continua empenhado nessa missão, trabalhando incansavelmente para garantir que todas as crianças do mundo estejam protegidas contra essa doença devastadora.