Conheça alguns momentos marcantes do Rotary Club de São Paulo, dos primeiros passos ao centenário.

Desde moisés, libertador, chefe e legislador do povo hebreu, sabemos que todos os povos e nações da terra sonham com liberdade, igualdade e felicidade. Durante a primeira convenção do Rotary, realizada na tumultuada Chicago de 1910, seu fundador Paul Harris reafirmou o que dissera semanas antes: ele acreditava que, em breve, os conceitos e ideais do Rotary se disseminariam para o mundo.

Sob esse mesmo espírito, em 13 de fevereiro de 1924, no centro de São Paulo, no Hotel Terminus, aconteceu a primeira reunião do Rotary Club de São Paulo. Segundo Hermínio Gomes Moreira, o rotariano mais longevo da América Latina, por 22 anos as reuniões se dariam no mesmo local dessa primeira – que fora conduzida pelo seu então presidente, Vitor da Silva Freire. Desde essa época, o clube mostrava sua integração, como quando, já em 1927, compareceu à convenção de Toronto, representado pelos associados Irving Henry Gallyon e Mariano da Costa. No ano anterior, o clube havia lançado o seu boletim, e em julho de 1928 a secretaria do clube seria instalada no prédio da associação comercial.

Foi o Rotary Club de São Paulo o anfitrião da primeira conferência distrital do país, realizada na capital paulista nos dias 2 e 3 de maio de 1930. Já a última reunião no Terminus ocorreu em 26 de novembro de 1943, quando o hotel já estava prestes a ser demolido. Elas voltariam a se dar no clube comercial.

No campo educacional, uma bandeira forte, o clube promoveu a fundação de várias associações para aproximar pais, alunos e professores. Ele também organizaria a primeira escola para crianças com necessidades especiais, em casa perto do rio Tamanduateí. E patrocinaria o primeiro semáforo automático da cidade.

Em 22 de novembro de 1946, o clube criou a fundação de rotarianos de São Paulo, composta por 20dos seus associados. Buscando incrementar o ensino profissionalizante, o pioneiro paulistano fundou em 1947, no município de cotia, o Lar escola Rotary. Ao longo dos anos, a fundação de rotarianos de São Paulo consolidaria a sua missão com a criação do colégio, faculdades integradas, Centro Profissionalizante e centro de educação para surdos rio Branco – formando assim a maior obra educacional do Rotary no planeta.

Prosseguindo em suas várias conquistas, em 1952 o clube foi responsável pela campanha cidade Limpa. nos anos 1950, aliás, as reuniões mudaram novamente de endereço: seriam no esplanada Hotel, em 1955-56; no automóvel clube, em 1957-58; no jardim de inverno do fasano, na avenida paulista, em 1959-60; e, finalmente, em sua própria casa, com a inauguração do Edifício Rotary, em 20 de outubro de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, em evento coordenado pelo rotariano, empresário e futuro senador José Ermírio de Moraes.

O Porvir é a Agora

Nascido da abençoada semente lançada no rio de Janeiro por Heriberto coates, do Rotary Club de montevidéu e enviado especial do Rotary International, o afilhado paulistano nasceu vigoroso, profetizando o mais opulento porvir. Como funcionário e rotariano militando desde 20 de agosto de 1953, fico sumamente grato pela oportunidade concedida pela nossa prestigiosa Rotary Brasil para afirmar neste momento que não realizamos esforços modestos nem planos limitados para as nossas atividades neste centenário.

Quem pensar em dobro, precisará realizar apenas a metade. os fatos da vida nacional estão mostrando que, se não nos projetamos livremente, como o pássaro que alça voo confiante em suas asas, corremos o perigo melancólico de termos deixado passar a oportunidade. Como afirmou o talentoso presidente durval rosa Borges, que presidiu o evento do cinquentenário do clube no então recém-inaugurado e suntuoso salão do clube atlético monte Líbano, na zona sul de São Paulo, com a presença de 1.000 participantes: “Grato pela honrosa presença de todos. rumo ao centenário!”.

Centenário que é comemorado de 23 a 25 deste mês, agora sob a presidência do veterano e insigne rotariano Irineu de Mula, com seu semblante sorridente e a paixão pela nossa organização.