Ao longo de mais de 100 anos de história o Rotary como organização presenciou diversas guerras e sempre defendeu e trabalhou pela paz e desenvolveu ações de ajuda humanitária visando amenizar a dor das populações afetadas por esses eventos.
A organização, como entidade global, possui clubes tanto na Rússia como na Ucrânia e os rotarianos trabalham juntos para lidar com os desafios impostos pela guerra.
O Rotary International como entidade global, não poderia se abster de se posicionar sobre o triste fato que está afetando milhões de pessoas, e emitiu a seguinte nota:
Declaração do Rotary International sobre o conflito na Ucrânia
É um momento trágico e triste para o povo da Ucrânia e para o mundo.
No Rotary, estamos profundamente preocupados com a deterioração da situação na Ucrânia e a escalada de perda de vidas e dificuldades humanitárias no país.
Uma ação militar contínua contra a Ucrânia não somente irá devastar a região, mas arrisca espalhar consequências trágicas pela Europa e pelo mundo.
Como uma das maiores organizações humanitárias do mundo, fizemos da paz a base da nossa missão global. Nós nos juntamos à comunidade internacional no apelo a um cessar-fogo imediato, retirada das forças russas e restauração de esforços diplomáticos para resolver este conflito por meio do diálogo.
Na última década, Rotary Clubs na Ucrânia, Rússia e países próximos transcenderam diferenças nacionais e se engajaram ativamente em projetos de consolidação da paz para promover a boa vontade e prestar assistência às vítimas da guerra e violência.
Hoje, nossos pensamentos estão com nossos queridos associados do Rotary e todas as pessoas na Ucrânia que estão lidando com esses eventos trágicos.
O Rotary International irá fazer tudo o que estiver ao seu alcance para levar ajuda, apoio e paz à região.Rotary International25-Feb-2022