Alinhado às autoridades de saúde, rotary trabalha para ampliar a cobertura vacinal em estados da região Norte do país

Em 22 de março deste ano, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informou ao mundo a existência de um caso de poliomielite na Amazônia peruana, em área indígena, localizada a 500 quilômetros da fronteira com o Brasil. Apesar de ser derivado da vacina oral, o problema ligou o sinal de alerta em toda a comunidade científica. Estava na hora de intensificar ainda mais os esforços de vacinação das crianças.

Antes mesmo de o caso peruano acontecer, as autoridades brasileiras e o Rotary já agiam para aumentar os índices de vacinação no país. Desde 2016, as estatísticas demonstravam números preocupantes, com a queda acentuada da quantidade de crianças imunizadas. A Amazônia puxava a fila dos estados menos vacinados.

Em julho de 2022, Marcelo Haick, curador 2019-23 da Fundação 18 Rotary Brasil outubro de 2023 Rotária, propôs a Elaine Ruiz, governadora 2022-23 do distrito 4720 (que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima), realizar seminário sobre o tema no mês seguinte em Rio Branco, capital acreana. O encontro ocorreu em 23 de agosto daquele ano. Além do curador Haick e da governadora Elaine, compareceram Isabela Balallai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia; Lely Guzmán, representante da Opas; Adriana Regina Farias Pontes de Lucena, da Coordenação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde; e Pedro Durão, governador 2014-15 do distrito 4571 e então coordenador End Polio Now da Região 29.

Regionalizar

Todos os expositores concordaram que ações regionalizadas seriam fundamentais no sucesso das campanhas de vacinação. O papel de autoridades e da sociedade civil alavancaria os números a patamares desejados. A figura do agente de saúde como elo entre a população e os atores encarregados das campanhas.

Ainda por sugestão do curador, o distrito 4720 formou comissão de trabalho em cada estado para acompanhar e incentivar o trabalho dos clubes, com repasses de informações importantes da Comissão Nacional da Pólio.

Dezembro trouxe a experiência da Fundação Oswaldo Cruz no trabalho de campo. Ao detectar o baixo índice vacinal no Estado do Amapá, a instituição montou estratégia, com treinamento de agentes, esclarecimento dos trabalhos e ação nas comunidades. A Família do Rotary no Amapá participou das reuniões preparatórias. Ao final, apenas dois municípios deixaram de alcançar o índice desejado de 95%.