Na assembleia internacional, realizada de 7 a 11 de janeiro em Orlando, Estados Unidos, o lema presidencial de 2024-25, A Magia do Rotary, foi apresentado. Ao anunciá-lo na plenária de 8 de janeiro, a presidente eleita do Rotary International, Stephanie Urchick, pediu aos associados que reconheçam e ampliem o poder que a nossa organização tem de salvar vidas.

“Depende de vocês. Vocês criam a magia a cada projeto concluído, a cada dólar doado e a cada novo associado”, declarou Urchick aos governadores eleitos no encontro, responsável pelo treinamento definitivo das lideranças distritais de todo o mundo para o próximo período.

Associada ao Rotary Club de Mcmurray, nos estados Unidos, ela relatou ter testemunhado a magia do rotary quando ajudou a instalar filtros de água na república dominicana. Dois meninos estavam observando a água suja entrar no filtro por um lado e sair limpa do outro. “Um dos meninos agarrou a minha manga e disse: ‘faça a mágica de novo’”, contou. “Obviamente, o filtro de água não era mágico. trabalhamos arduamente para transportá-los e instalá-los, e ensinar os líderes comunitários da região a mantê-los, mas esses meninos sabiam que o acesso fácil à água limpa mudaria suas vidas.

Saber que desempenhei um pequeno papel nisso tudo certamente mudou a minha vida.”

Continue a mudança

Urchick também ressaltou a necessidade de equilibrar continuidade e mudança. ela pediu aos governadores eleitos que façam o necessário para tornar a experiência no clube irresistível para os associados. Segundo ela, uma maneira de fazer mudanças positivas é adotar os princípios da diversidade, equidade e inclusão nos clubes. estes e outros temas são abordados por Stephanie Urchick