Podcast Rotary no Brasil aborda questões como equidade, meio ambiente e novas gerações nos episódios finais da temporada

Criado pela revista para celebrar os 100 anos de atuação do Rotary no país, o podcast Rotary no Brasil entra na reta final da primeira leva de episódios abordando questões fundamentais para a construção do futuro da instituição. Novas gerações, consolidação da paz, diversidade, equidade, inclusão e meio ambiente são os temas centrais dos três últimos episódios, que irão ao ar nos dias 9 e 23 de maio e no dia 6 de junho em todas as principais plataformas de streaming.

O episódio oito terá como título Novas gerações e a promoção da paz e abordará o papel crescente do Rotaract, o prêmio internacional que o Rotaract Club de Ponta Grossa-Sabará, no Paraná, recebeu em 2022 com o projeto Raízes do Brasil, que enfoca como a energia limpa pode beneficiar positivamente causas sociais, os Centros Rotary pela Paz e, ainda, o programa de Intercâmbio de Jovens.

Já o nono capítulo agrega assuntos como as iniciativas do Rotary para o aumento da participação feminina na instituição, as ações de inclusão de pessoas com deficiência e também projetos que buscam ampliar a diversidade, como o Wakanda Rotária, grupo que reúne jovens negros do Rotaract com o objetivo de capacitar novas lideranças. No episódio são destacados o depoimento da primeira governadora brasileira do Rotary, Adelia Antonieta Villas, e um Rotary Club pioneiro fundado por paratletas, em Londrina, no Paraná.

O tema que fecha a temporada é o meio ambiente e o podcast lembra a presença do Rotary na Rio-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizada no Brasil, a radição da instituição com o plantio das árvores da amizade, o trabalho de Paulo Viriato Corrêa da Costa na divulgação da causa ambiental, a consolidação desse tema de atuação como uma área de enfoque e a presença de Shekhar Mehta, presidente 2021-22 do Rotary International, na COP 26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada em 2021.

O podcast Rotary no Brasil conta com a produção da Trovão Mídia, empresa responsável por sucessos como Pico dos Marins: O caso do escoteiro Marco Aurélio (Globoplay), e narração de Adriana Couto, apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura. Ana Elisa Farias, jornalista responsável pelos roteiros dos dez episódios, afirma ter ficado surpresa com a amplitude do trabalho do Rotary no país durante a gravação das entrevistas com os rotarianos e rotaractianos.

“Conhecer a fundo como funcionam os clubes e o nascimento de projetos que impactam diversas comunidades foi uma experiência interessante. São tantas histórias por trás das iniciativas que abarcam todas as áreas de atuação do Rotary que é difícil escolher quais trechos das entrevistas – e foram muitas – entram para o podcast, mas acho que fizemos um bom trabalho”, destaca Ana.

Ouça os episódios do podcast no endereço

Por Manoel Magalhães