“Ingressei no Interact Club de Santiago em 2019 e, de lá para cá, o programa teve muitos significados para mim”, diz Eliseu Morais integrante do Interact Club de Santiago, RS. Desde o princípio, me apaixonei completamente e entendi que o propósito da minha vida é ajudar os outros.

O lema Dar de Si Antes de Pensar em Si começou a fazer muito sentido para mim. Com o passar do tempo, percebi que o Interact não representava apenas um programa de voluntariado, mas uma família que me acolheu, me ensinou e foi palco de muito aprendizado.

Evolução é uma das palavras para descrever o Interact em minha vida. Porque aquele Eliseu de 2019 não tem mais nada a ver com este de 2024. Evoluí quando entrei no clube com poucos amigos (eu vivia em uma bolha social), mas, em pouco tempo, fiz amizade com todo mundo.

Evoluí em razão dos cargos que fizeram com que eu me aventurasse em oratória, organização, resiliência, que me levaram a falar em público e, principalmente, a liderar.

A liderança se desenvolveu em mim graças ao Interact. Antes eu era limitado, não conseguia liderar nem minha própria vida. Dependia sempre dos meus pais e amigos quando surgiam problemas. Com certeza, eu não poderia imaginar que, em pouco mais de um ano, estaria liderando um clube inteiro e, depois, um distrito, além de auxiliar na Interact Brasil.

Esse Eliseu de hoje, responsável, destemido e que luta pelos seus sonhos, surgiu graças ao Interact. E o voluntário, claro, não ficou de fora em nenhum momento. O principal é poder ajudar os outros.

Ver um sorriso no olhar de uma criança por receber um kit de Natal, poder doar um almoço a alguém que precisa, visitar um asilo e ver a animação de cada pessoa lá dentro. Isso é viver Interact. É se emocionar a cada projeto e ir dormir com o co- ração quentinho, sabendo que você fez sua parte.

Além disso, o Rotary e o Rotaract passaram a fazer parte da minha vida como uma família. Conheci pessoas que levarei para sempre comigo, que nunca deixaram de me apoiar e que incentivaram minha caminhada.

Todas elas são fundamentais para minha história. Por fim, a internacionalidade e a estrutura do programa me possibilitaram criar amizades muito fortes com pessoas de todos os lugares. Pude aprender sobre diferentes culturas e costumes característicos de várias regiões.

Sou muito grato por fazer parte do Interact e me alegra muito ver seu crescimento. Chegar a uma cidade e ver a roda do Rotary na entrada é a certeza de que serei bem recebido.

Acima de qualquer outra característica, Interact é transformação. É a esperança que temos em um mundo melhor.