Rotary Club de Peruíbe, em São Paulo, e Subcomissão Polio Plus do distrito 4420 desenvolvem projeto de Subsídio distrital para vacinar crianças nas escolas.

O primeiro passo foi dado em agosto de 2022. Preocupado com a que-da nos índices de cobertura vacinal de rotina, e o risco de doenças preveníreis, já erradicadas no país, como a poliomielite, voltarem a vitimar as crianças, o Rotary Club de Peruíbe, no litoral sul do estado de São Paulo, solicitou uma reunião com o governo municipal.

As secretarias de Saúde e de Educação do município também participaram do encontro, no gabinete do vice-prefeito, e, a partir daquele momento, um plano de ação começou a ser estruturado.

Entre as iniciativas apontadas pelo plano de ação, uma indicava o levantamento do número de escolas públicas existentes no município abrangendo a faixa etária a ser atendida pelo projeto, de modo a que as próprias escolas recebessem ações de multivacinação.

Além disso, seria enviado pedido de autorização aos pais ou responsáveis para a vacinação das crianças, as cadernetas de vacinação dos alunos seriam avaliadas e agentes comunitários de saúde divulgariam as ações nos bairros.

Com essas medidas, os parceiros envolvidos no projeto esperavam combater as possíveis causas da que- da dos índices de cobertura vacinal: o desconhecimento ou descrédito, por parte dos pais ou responsáveis, acerca da importância da vacinação; o receio de consequências graves à saúde da criança; e a dificuldade de acesso às Unidades Básicas de Saúde, seja por questão de transporte, seja por limitação de horário.

De pronto o Rotary Club de Peruíbe compreendeu que, para resolver o problema, seria fundamental empreender uma busca ativa das crianças a serem imunizadas. Para isso, elaborou um projeto de Subsídio Distrital da Fundação Rotária visando adquirir 17 bicicletas para doação à Secreta-ria de Saúde Municipal.

A ideia era ampliar a capacidade dos agentes comunitários de saúde de difundir entre a população informações sobre a importância das vacinas. Desenvolvido em conjunto com a Subcomissão Distrital Polio Plus do distrito 4420, o projeto previa ainda a difusão de vídeos informativos entre os pais ou responsáveis; a distribuição de flyers para informar e educar a população; e o envolvimento comunitário, por meio do aumento da conscientização.

As ações de multivacinação, resultado da parceria envolvendo o Rotary Club de Peruíbe, o Serviço de Vigilância Epidemiológica, as Unidades de Saúde da Família, o Ambulatório de Pediatria do Município e a Secretaria de Educação, alcançaram crianças de até cinco anos de idade em 26 escolas da rede pública, além de cinco da rede particular.

No total, 837 crianças tiveram as cadernetas de vacinação atualizadas; 1.367 pais ou responsáveis foram conscientizados, por meio de vídeos disponibilizados pelo WhatsApp, da importância da vacinação e da necessidade da manutenção do ciclo vacinal conforme o Calendário Nacional de Vacinação; e 5.000 flyers foram distribuídos à população local.

(Com informações e fotos disponibiliza- das por Silvia Haick, presidente da Sub- comissão Distrital Polio Plus 2022-25 do distrito 4420 e associada ao Rotary Club de Santos-Boqueirão, SP)