Setembro  é  o  Mês  da  Educação Básica e alfabetização no calendário do  Rotary.  E  quanto  esse  tema é  relevante  para  nós?  desde  o  início da  nossa  organização,  rotarianos  do mundo inteiro compreendem que somos instrumentos de transformação de vidas.

E  o  que  mais  transforma  vidas  e  cria esperança no mundo além da educação?

Somos pessoas em ação ,   ou pelo  menos deveríamos ser. a educação abre fronteiras  para  as  pessoas  desfrutarem um novo universo. Muitos clubes ao redor do mundo têm trabalhos  apoiando  a  educação  em  suas comunidades.  inclusive  apadrinhando escolas básicas, desenvolvendo projetos de Subsídios distritais e globais que resultam no  aprimoramento  de  bibliotecas  e  na criação  de  laboratórios  de  informática, entre muitas outras iniciativas nessa área.

Mas também temos em todo o planeta diversas  escolas  que  são  dos  próprios Rotary  Clubs.  Escolas  distantes  dos nossos  núcleos  de  vida.  Já  fui  a  muitas dessas Escolas Rotary que, com parcerias públicas e privadas, levam a esses lugares o  poder  da alfabetização,  não apenas mostrando um novo mundo aos seus  alunos,  mas  levando  dignidade, oportunidades  e  melhorias  de  vida  a pessoas  que  se  sentem desprestigiadas em suas próprias comunidades.

Não  duvidem:  o  Rotary  tem  poder de  transformar  vidas,  de  compartilhar conhecimento  e  esperança.  agora  em setembro,  desafio  nossos  clubes  a  dar início  à  arrecadação  de  livros  entre seus  associados  e  na  comunidade  e  os entregarem,  mensalmente,  a  escolas  e creches  pobres  de  suas  cidades.  Livros que  muitas  vezes  estão  esquecidos  em nossas casas.

Desafio nossos clubes a criar equipes de apoio às secretarias de Educação e a desenvolver parcerias para colaborarmos com  a  melhoria  da  educação  básica dentro  das  escolas  e  em  grupos  de alfabetização  instalados  em  indústrias  e canteiros de obras. Quando falamos de educação no Brasil, não podemos deixar de mencionar o maior projeto educacional do mundo rotário, que são o Colégio Rio Branco e as Faculdades integradas  Rio  Branco,  ambos  criados pela  Fundação  de  Rotarianos  de  São Paulo,  tendo  à  frente  os  maiores  líderes empresariais  e  rotarianos  do  Brasil,  José Ermírio de Moraes e seus filhos do Grupo Votorantim.

O Colégio Rio Branco ostenta a honra de ter como ex-aluno um ídolo do esporte brasileiro: Ayrton Senna da Silva. isso mesmo: Ayrton Senna.Como  afirmei,  a  alfabetização  é  algo

muito mais complexo do que simplesmente ensinar alguém a ler e escrever. Significa criar  oportunidades  a  um  ser  humano, ampliar  seus  horizontes.  É  criar  sonhos e  esperanças.  E,  acima  de  tudo,  dar dignidade  aos  que  mais  precisam  da nossa amada organização.

Vamos  fazer  acontecer,  criando  um futuro  melhor  para  nossa  população e  abrindo  melhores  possibilidades  de qualificação em nossas comunidades?

Sejam  generosos  em  suas  ações. Muitos esperam sua mão amiga. aguardam por  nós,  por  você.  Reflita  sobre  isso. Compartilhe um pouco do que você tem com aqueles que não têm nada.