Polimark is a premium WordPress Theme for Linoor is a premium Template for Digital Agencies, Start Ups, Small Business and a wide range of other agencies.

Capacitação profissional em Ipatinga

Mais de duas décadas de dedicação ao Rotary não foram suficientes para que Maria Cândida Correa, coordenadora do Aprender para Empreender, não se emocionasse ao ver o projeto em funcionamento. 

Por meio dessa iniciativa, o Rotary Club de Ipatinga, em Minas Gerais (distrito 4521), está capacitando profissionalmente 70 mulheres em situação de vulnerabilidade social. São seis cursos – manicure e pedicure; corte de cabelo, escova progressiva e penteados; barbearia profissional; depilação profissional + design de sobrancelhas; cuidador de idosos; instalações elétricas + primeiros socorros + NR18 + NR10 – de nove meses de duração, com aulas teóricas e práticas, oferecidos de forma gratuita em parceria com o Instituto Mix de Profissionais. 

Além disso, a Unileste e a Faculdade Anhanguera vêm fazendo o acompanhamento psicológico das participantes, e para que elas possam de fato começar a trabalhar, o clube forneceu kits de materiais para cada uma. O Aprender para Empreender tem ainda a parceria do Instituto EI – Escola Integrada e foi viabilizado por meio de um Subsídio Global da Fundação Rotária liderado pelo clube de Ipatinga e financiado inclusive com recursos da própria Fundação e de parceiros internacionais. 

“A principal função do meu clube é, no final, acompanhar essas mulheres na empregabilidade ou como profissionais durante seis meses. Nossa meta é que pelo menos 90% de todas elas estejam empregadas”, diz Maria Cândida.

Oficina de crochê em Ibertioga

Na cidade de Ibertioga, no interior de Minas Gerais, o Rotary Club Satélite Barbacena Monte-Ibertioga (distrito 4521) uniu o empreendedorismo à arte do crochê para ensinar um ofício a mulheres a partir de 18 anos de idade e ainda enfeitar a praça do Rosário, a principal do município. 

Com as parcerias do Sicoob Credivertentes, que ofereceu apoio financeiro, e do Centro de Referência e Assistência Social local, que apoiou o projeto por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o clube realizou o Flores na Praça, uma oficina de crochê que trabalhou empreendedorismo, mostrou o talento das alunas e buscou o desenvolvimento econômico e social ao proporcionar a elas uma fonte de renda. 

Ao fim do curso, as flores em crochê produzidas pelas participantes envolveram os troncos das 13 árvores que contornam a praça do Rosário.