Polimark is a premium WordPress Theme for Linoor is a premium Template for Digital Agencies, Start Ups, Small Business and a wide range of other agencies.

Rastreamento geográfico melhora a resposta a surtos, garantindo que menos crianças fiquem para trás

Quando vacinadores contra a pólio se espalharam por áreas da República do Congo no ano passado para impedir um surto da doença, eles carregavam nos bolsos uma nova ferramenta poderosa: telefones celulares que rastreavam seu progresso enquanto iam de porta em porta. Equipados com um aplicativo de celular, os aparelhos enviavam dados de volta para um centro de comando, onde a equipe podia ver em um mapa digital se havia casas que não foram visitadas e redirecionar as equipes no terreno. 

Com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outros parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, a República do Congo está ajudando no pioneirismo do uso do que é conhecido como rastreamento geoespacial para impedir surtos da doença. Em vez de confiar em mapas desenhados à mão, propensos a erros, os líderes da equipe de resposta podem ver com precisão onde os vacinadores estiveram e a quais casas não chegaram. Isso acontece em tempo real quando uma conexão sem fio está disponível. 

Essa velocidade e precisão são cruciais para garantir que a vacina chegue a cada criança e que os surtos sejam interrompidos. “Tudo que você precisa fazer é levar o celular e ligar o rastreador quando estiver na rua. Só coloco no bolso e vou de casa em casa”, diz Sandrine Lina, uma das vacinadoras treinadas pela OMS.

Ela e outras pessoas saíram às ruas em junho de 2023 com centenas de telefones após um surto da variante do poliovírus tipo 1. A região africana da OMS foi certificada livre do poliovírus selvagem em 2020, mas essa outra forma de pólio, conhecida como poliovírus derivado da vacina ou variante, continua sendo uma ameaça. Esses casos ocorrem em situações raras nas quais o vírus vivo, mas enfraquecido, das vacinas orais circula através do esgoto em comunidades com baixas taxas de vacinação por tempo suficiente para sofrer mutações para uma forma potencialmente perigosa.

Vacinação Completa 

A chave para deter esses surtos são campanhas de vacinação completas. O rastreamento geoespacial está desempenhando um papel crucial, gerando mapas e modelos inteligentes. 

“A plataforma oferece uma oportunidade para identificarmos assentamentos com baixa cobertura, onde não vimos muitos rastros de equipes de vacinação, e podemos baixar as informações para orientar os processos”, diz Kebba Touray, líder do Centro de Sistemas de Informação Geográfica da OMS para a região africana. 

Uma geração inicial da tecnologia foi usada na Nigéria a partir de 2012, ajudando a levar à certificação da região como livre do poliovírus selvagem oito anos depois. “Foi isso que deu origem a essa ideia inovadora de garantir que os assentamentos sejam mapeados”, diz Touray. Também tem sido usado em Camarões. 

Para a campanha de vacinação de junho, liderada pelo Ministério da Saúde da República do Congo, cerca de 500 smartphones foram distribuídos aos vacinadores todas as manhãs. Como um rastreador de condicionamento físico, o aplicativo conta etapas e traça as coordenadas em um mapa, juntamente com detalhes essenciais, como datas e horários. Os vacinadores também podem usar os telefones para coletar dados de campo, como nomes de assentamentos, informações de domicílios e razões dadas por quem recusa a vacina.

Calor e Cores 

Essas informações alimentam um banco de dados que os gerentes do centro de operações podem supervisionar em tempo real. Ele é exibido em um painel online por meio de um mapa de calor que sombreia as áreas em tons de verde e vermelho. 

“O verde indica que os vacinadores passaram nessas áreas, o vermelho mostra que essas áreas foram planejadas, mas nenhuma equipe passou”, explica Derrick Demeveng, analista de sistemas de dados e informações geográficas que trabalhou com a equipe de resposta à vacinação. No final do primeiro dia, a equipe do centro de operações na capital, Brazzaville, viu que um trecho do distrito de Poto-Poto não havia sido coberto. Vacinadores foram enviados para lá na manhã seguinte para encontrar as crianças que não haviam sido visitadas. 

Essa capacidade de revisar dados e corrigir cursos com rapidez é fundamental. No passado, os planejadores tinham que se basear em mapas desenhados pelos vacinadores para preparar o que são conhecidos como microplanos. As imprecisões eram inevitáveis, e as informações muitas vezes só eram verificadas após o fim da campanha. “O microplano é o componente crítico na preparação para campanhas de resposta a surtos. É preciso saber onde estão todos os assentamentos”, diz Touray.

Pioneiro

O mapeamento de doenças em resposta a emergências de saúde pública tem uma longa história. Em 1854, o médico inglês John Snow foi pioneiro em um dos primeiros usos do mapeamento na epidemiologia moderna durante um surto de cólera em Londres. 

Em busca de um padrão, Snow mapeou casos e – porque acreditava que a culpa era da água contaminada – a localização das bombas de água, e encontrou uma conexão. Ele conseguiu identificar uma única bomba como a provável fonte primária e, quando ela foi fechada, o surto terminou. Hoje, com muito poder computacional por trás, a análise geoespacial é usada em tudo, desde modelagem climática e previsão de tendências de vendas até defesa nacional, resposta a desastres e agricultura. 

A OMS está usando tecnologia geoespacial para combater ameaças à saúde pública em todo o mundo, desde salvar pessoas na Índia de mortes por picada de cobra até a entrega de vacinas contra a Covid-19 em mais de 90 países e a erradicação da pólio. A tecnologia geoespacial é importante para alcançar membros de comunidades que muitas vezes são negligenciados, diz Rufaro Samanga, epidemiologista que trabalha na Fundação Bill & Melinda Gates, outra parceira do GPEI. “As imunizações seriam mais bem atendidas, especialmente em países de baixa e média renda, onde você já está lidando com recursos limitados em alguns ambientes. 

Os dados em tempo real desses sistemas de rastreamento nos permitem identificar partes da população que muitas vezes passam despercebidas”, diz Samanga. A versão mais recente da tecnologia, usada na República do Congo, tem muitas melhorias. “Esta é leve, fácil de implantar”, explica Touray. “E você é capaz de coletar informações de campo, especialmente sobre assentamentos, e garantir que, ao voltar, você utilize qualquer dado coletado durante uma campanha de resposta a surtos para atualizar seu microplano”, ele diz, referindo-se a campanhas futuras. 

Demeveng afirma que a tecnologia resolve o desafio da visibilidade em campo e incorpora um sistema de prestação de contas, com supervisores capazes de monitorar, direcionar e aconselhar os vacinadores em campo. Quando retornam ao centro de operações de emergência, é realizada uma análise das visitações do dia.

Exclusão Digital

Embora o projeto da República do Congo tenha sido considerado bem sucedido, ele enfrentou um desafio familiar: a exclusão digital. Apesar dos avanços na inclusão digital, 2,6 bilhões de pessoas em todo o mundo permanecem desconectadas da internet, uma parcela considerável delas na África, de acordo com uma análise recente. 

E a falta de uma infraestrutura de internet forte muitas vezes interrompeu o recurso de upload em tempo real do aplicativo de rastreamento geoespacial. Mas a tecnologia e a coleta de dados estão preenchendo o quadro da pólio e outros desafios de saúde pública. Touray e sua equipe africana da OMS planejam colocar esses sistemas de rastreamento em prática em outros lugares do continente, inclusive para fins além da pólio. 

A introdução de novas tecnologias, no entanto, não mudou uma coisa: todas as crianças vacinadas ainda podem exibir com orgulho a marca de tinta em um dos dedos.