O dia internacional da paz é celebrado em 21 de setembro. A assembleia geral das nações Unidas dedica essa data ao fortalecimento dos ideais de paz por meio da observação de 24 horas de não violência e cessar-fogo.
Para nós, como pessoas em ação, não é suficiente apenas evitar fazer a guerra. Se quisermos criar esperança no mundo, devemos promover a paz de forma proativa. Por onde podemos começar? Há inúmeros conflitos armados em todo o mundo, e a população global de pessoas deslocadas é maior do que nunca. As oportunidades são quase ilimitadas, mas os ciclos de violência e sofrimento parecem intermináveis.
Meu conselho é começar pequeno, mas pensar grande. Busco inspiração nos associados do Paquistão e da Índia. Em março de 2020, cerca de 50 rotarianos paquistaneses se encontraram com cerca de 50 rotarianos indianos em Kartarpur sahib, um santuário no Paquistão.
O lugar homenageia guru nanak, o fundador do sikhismo, religião praticada em ambos os países. as tensões entre Índia e paquistão impediram muitos peregrinos indianos de visitar o santuário. Isto é, até o paquistão abrir um caminho isento de visto para eles em 2019.
No início deste ano, associados do rotary de ambos os lados da fronteira voltaram a se encontrar no santuário, desta vez com o dobro de participantes. Qualquer trabalho pela construção da paz precisa ser corajoso e ousado. O que esses rotarianos fizeram é exatamente isso. O governo paquistanês deu um passo importante em direção à paz ao admitir peregrinos indianos no santuário de Kartarpur sahib, e os associados do paquistão deram o passo seguinte ao receber os companheiros da Índia como amigos e familiares. isso é a paz positiva em ação.
Esses construtores da paz não pararam aí. No encontro deste ano, os representantes dos clubes assinaram certificados de clube irmão de modo a chancelar o compromisso de longo prazo em continuar aprendendo uns com os outros e trabalhando juntos em mais esforços de construção da paz. Além disso, eles têm realizado reuniões conjuntas por vídeo. A importância de se comunicar e aprender com outra cultura não pode ser subestimada, e o rotary está facilitando ainda mais o alcance e o estabelecimento de conexões.
Uma forma de se engajar em diálogos interculturais e construir relacionamentos para além das fronteiras é por meio de intercâmbios internacionais virtuais que se baseiam em nossos programas atuais e os tornam mais acessíveis.
Um intercâmbio virtual usa plataformas online para conectar pessoas de diferentes países de modo que possam compartilhar tradições, prioridades, valores e muito mais. esse tipo de intercâmbio pode servir de janela para outra parte do mundo por meio de atividades como uma aula digital de culinária, o aprendizado de um idioma ou até mesmo a elaboração de projetos de serviço com impacto global. Essas conversas online têm o potencial de inspirar novas conexões e mais respeito entre as sociedades. Utilizar esse conhecimento para melhorar a vida de nossos semelhantes é o próximo passo.
Vejamos aonde isso nos leva.
texto de: Monika Lozinska